quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Não há partido morto

Por Gabriel Villarim*

Os acontecimentos políticos dos últimos meses nos trouxeram vários elementos a serem refletidos e analisados sem as paixões que permearam o debate eleitoral de 2018. O novo governo já está empossado e constituído, o parlamento já possui suas mesas diretoras eleitas e já é possível debater o cenário sem as especulações de outrora.

Quando as urnas trouxeram à tona os sentimentos da população, muito se cogitou sobre a inauguração de um novo tempo na forma de fazer política no país. Diante da eleição de um candidato que pouco pode estar presente junto ao seu eleitorado durante a campanha, mas que possuía um estofo construído ao longo dos últimos anos, passou a impressão de que também seria realizada uma nova forma de composição governamental, bem como uma nova conjuntura de articulação no Congresso Nacional.

Apesar de ter tentado passar essa imagem em alguns casos, ficou evidente que os mesmos agrupamentos políticos e grupos de influência continuam a permear as estruturas legislativa e executiva, impondo ao povo brasileiro de forma geral amargar novamente as mesmas práticas [às vezes] com caras novas.

Enquanto alguns componentes de governos anteriores são execrados publicamente pelos atuais mandatários, figuras como Joaquim Levy estão entre os espaços mais cobiçados da Esplanada. Não quero com esse exemplo dizer necessariamente que seja um decisão ruim, muito pelo contrário. Entendo como um ato sóbrio, afinal, devemos discutir a capacidade e compromisso das pessoas e não apenas sua trajetória profissional e amizades.

Já no parlamento, há um outro efeito colateral proveniente dessa arquitetura política que, lançada pelo Planalto, deixou explícita uma outra parte dessa construção. O Democratas (DEM), partido oriundo da Arena, PDS e PFL, taxado nas urnas como fracassado pelos seus adversários diante dos contínuos fracassos eleitorais, mostra a sua força diante da conjuntura para gestar a articulação política do Governo e liderar as duas casas de leis.

Se, para alguns, o fato possa parecer irrelevante, cabe entender que o partido que já contou com 118 deputados na 48ª legislatura da Câmara e 19 senadores na 50ª legislatura do Senado. Hoje, a legenda amarga uma bancada de 29 deputados e 6 senadores, entretanto, diante da conjuntura e articulação, tornou-se mais forte de que o governo escolhido pelo povo.

Eu trago essa reflexão apenas para demonstrar que acima das paixões, há todo um conjunto de amarrações políticas oriundo de diversas fontes, sejam elas apenas de um discurso eleitoral ou de uma prática política cotidiana. O fato é que para um partido político ser forte, basta ele existir. Esse é um valor que somente a democracia é capaz de nos garantir.

Cabe às forças políticas hoje insatisfeitas se reorganizarem e mostrarem ao país o motivo para serem reconduzidas à linha de frente. Aos que se fortalecem, boa sorte. Aos que saem aparentemente enfraquecidos, é importante lembrar que em um sistema democrático não há partido morto.



*Gabriel Villarim é advogado e especialista em direito eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário